Pular para o conteúdo principal

Israel

Em 27 de janeiro de 2015, os judeus espalhados pelo mundo celebraram a memória do fim da Shoá, o Yom Hashoah, o dia de memória pelas vítimas do holocausto. Não poderiamos passar em branco este dia, triste, mas um grande sinal de que o povo escolhido pelo Criador se mantém firme, apesar das perseguições, não só as de outrora, mas as de agora. Aproveito a ocasião para lembrar o que se disse muito a 70 anos atrás. Que jamais se deixaria passar algo semelhante acontecesse. Atualmente o antissemitismo volta a aparecer nos noticiários, inclusive através de um grupo de protesto do Irã, que em seu péssimo inglês escreveu que Hitler teve razão, muito triste. Mais triste é se nos calarmos diante desses atos de preconceito e violência. Sei que muitos cristãos, alguns dos quais, meus leitores, não se importam com isso: Que violentem a judeus ou mesmo aos nigerianos como vem ocorrendo agora. Imaginem se passasse isso com os cristãos? está passando na Nigéria também. Imagine sofrer a dor da perseguição em sua família? Honestamente, sugiro a quem acredita que Hitler teve razão, ou que admite a violência contra judeus visitar um Museu do Holocausto, e veja nas imagens e objetos os seus filhos, os seus pais, seus irmãos, amigos, talvez você mesmo nesse sofrimento. Talvez muitos de nós, sejamos ingenuamente, descendentes destes que foram perseguidos simplesmente por um laço de sangue. No Brasil há muitos destes, no Brasil milhares, não só deste último Holocausto, mais de tantos outros. Destes e dos Holocaustos nossos de cada dia.



Israel, meu povo que sofre,
Israel, o que teu filho passou.

Mais afiado que o ferro e o cobre,

ao longo do tempo, teu povo tornou

Foi a escravidão no Egito,
No cativeiro na Babilônia o sofrer.
Houve Inglaterra, Portugal, Espanha,
Teu povo perseguido a padecer.

Mas teus filhos insistentes perseguem,
a lei e a luz de teu D-us
E embora o mundo os teus filhos fere;
Com grande amor seguem valores teus.

Sofreste ainda Israel na Alemanha,
nas mãos de malvados nazistas.
foram milhares de mortos com ganas,
de exterminar o teu povo em campanha.

Sois mais que um povo, é Israel,
sois mais que uma grande nação a sofrer.
Pois se um filho teu sente o fel,
milhares, mantém-te no coração, a bater.

Luis Carlos Ribeiro Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Asceta

Asceta sou da vida e do amor e procurando estou só um remédio pra curar a ferida da tristeza e do tédio da solidão em que estou. Quero um amor que me eleve ao céu e faça-me artista ao menos melhor que o asceta que sou do amor.

Quero esse amor

Quero esse amor, inteiro, rasgado simples entrega Quero esse amor como se o último fosse ... Um último beijo, um abraço uma última dor Quero esse amor, que simplesmente se achegou que de uma vez me carregou me tornos presa fácil Quero esse amor, Quero tão pura e simplesmente que não adianta outras palavras para dizer apenas que quero Quero esse amor

COMO ESTÁS?

Já faz tanto tempo não te vejo E estas tão longe daqui. Ver-te, eu desejo; Como estas? Não sei de ti. Como vais? Isso não sei. E se vens? Venha até mim. Saber como estas almejo; Quero relembrar, quanto te amei. O tempo corre muito ligeiro, E há tempos estamos distantes. A mente, pensando em ti é formigueiro; Que volve tudo em instantes. Lembro o nosso feliz passado, E fico qual um militante: Correndo e lembrando o loureiro, Do amor que se foi e ainda é lembrado.       Ainda é amado este amor ordeiro, Mais que no passado, ora te quero. Fico assim meio cabreiro, Quando falam de ti com esmero; E daquele amor que é só teu. E me afasto do lero-lero, Como um bom cavalheiro Vou à busca do amor da dama: o seu.